quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA


No mês de setembro a Santa Mãe Igreja nos convida, de forma especial, a nos voltarmos para a Sagrada Escritura com intensa e piedosa devoção. A Igreja sempre venerou as Escrituras e sempre a teve, juntamente com a Sagrada Tradição, como regra da sua fé (cf. DV 21).

Para bem celebrarmos este mês tão maravilhoso que nos é proposto, vale a pena nos lembrarmos do que a Igreja, no Concílio Vaticano II, nos ensina sobre a Sagrada Escritura:

           “As coisas reveladas por Deus, que se encontram e manifestam na Sagrada Escritura, foram escritas por inspiração do Espírito Santo. Com efeito, a Santa Mãe Igreja, por fé apostólica, considera como sagrados e canônicos os livros inteiros tanto do Antigo como do Novo Testamento, com todas as suas partes, porque, tendo sido escritos por inspiração do Espírito Santo (cf. Jo 20, 31; 2Tm 3, 16; 2Pd 1, 19-21; 3, 15-16), têm a Deus por autor e como tais foram confiados à própria Igreja. [...]
            [...] Por isso, ‘toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra’ (2Tm 3, 16-17).” (DV 11)

            Por isso, neste mês de setembro, abramos o nosso coração à Palavra de Deus, que é o próprio Cristo, Senhor Nosso, que deseja abrigar-se em nossos corações.

Um comentário: