sábado, 10 de setembro de 2011

10/09/2011 - 50 anos da Inauguração da Capela de São Benedito - Capão da Imbuia

Hoje celebramos com grande alegria os 50 anos da criação da comunidade de São Benedito.





Histórico da Criação da Capela

Devido à dificuldade de atender ao povo da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima que habitava no Capão da Imbuia, foi apresentada ao Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Manuel da Silveira d’Elboux, o desejo de se criar uma capela no Capão da Imbuia. Inicialmente o povo desejava que a capela fosse dedicada à proteção de Nossa Senhora, com um de seus títulos. Todavia isso não ocorreu, pois um casal, em 1960 (ano do Congresso Eucarístico de Curitiba), doou uma imagem de São Benedito ao Arcebispo. Esta ficou guardada na Cúria, com a decisão de dedicar a próxima capela da Arquidiocese a São Benedito.


Aos 16 de julho de 1961, foi realizada a 1ª reunião, com um pequeno número de jovens, para a construção da nova capela da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que tinha como pároco o então padre Agostinho Marochi.
O então pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, e portanto primeiro pároco da comunidade,
Dom Agostinho Marochi.



O Dr. Arnaldo Camargo doou dois lotes para a construção da capela e, com um empréstimo, o povo conseguiu mais um lote. Assim, o terreno ficou em forma de “L”, com 26 m de frente, 44 m de profundidade, e 13 m de fundo.
No dia 18 do mesmo mês, realizou-se a primeira reunião com o povo. Esta, foi realizada dentro da pequena casa de madeira (8 m x 6 m) que ali havia (que depois seria a capela provisória). Por causa da grande quantidade de gente a casa “tremeu e quase desmoronou”.
Dois dias depois, foi nomeada a Comissão para a Capela. A saber: Senhores Drovepoly, Mario Gamba e Luiz Bochelso.
Dia 17 de agosto foi realizada a reunião preparatória para a Primeira Missa e Primeira Festa, onde foi instituída uma Comissão responsável.
No dia 24 de agosto, devido à grande aceitação do povo à Campanha das dez prestações, iniciou-se a reforma da casa.
Dia 07 de setembro, foi realizada mais uma reunião para a organização da Primeira Festa Material e Espiritual.
Aos 09 de setembro uma grandiosa procissão, com cerca de 2000 pessoas, parte com imagem de São Benedito da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima em direção à Capela do Capão da Imbuia. Cerca de 700 pessoas levaram velas acesas, e a procissão contou um maravilhoso foguetório. Alguns crentes fanáticos promoveram certa desordem na procissão. Todavia, apesar do mau tempo, o povo enfrentou o lamaçal, e foi uma estrondosa vitória dos católicos.
Assim, aos 10 dias de setembro do ano de 1961 de Nosso Senhor Jesus Cristo, Dom Manuel da Silveira d’Elboux, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Arcebispo Metropolitano de Curitiba, celebra a primeira missa na Capela de São Benedito. Na missa, cantou o coro dos meninos do Asilo de São Luiz.

O então Arcebispo de Curitiba, Dom Manuel da Silveira d'Elboux.


Após a missa, uma maravilhosa quermesse despertou uma “invejinha naquela ‘meia-duzia’ de crentes”. À tarde choveu e ventou. E por incrível que pareça, a inauguração da Capela foi contemplada com uma chuva de pedras.



Assim, surge a Capela de São Benedito no Capão da Imbuia, que seria capela da Igreja de Nossa Senhora de Fátima até o dia 04 de abril de 1968, quando Dom Manuel decreta a criação da nova Paróquia de São Benedito.


A todos os que fizeram e fazem parte desta maravilhosa história de serviço a Deus e à Igreja o nosso sincero agradecimento. E vamos continuar firmes trabalhando na construção do Reino de Deus, rumos aos 50 anos de Paróquia.

Glorioso São Benedito, rogai por nós que recorremos a vós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário